Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

Versão para impressão PDF

Actividades de Lazer

Rota da Filigrana – Projecto "Por um fio  de ouro" 

Rota do Vinhowww.enoturismominhoribeiro.com

Itinerário Pedestre “Monte do Merouço”
O Itinerário Pedestres do Monte do Merouço é um percurso de pequena rota circular, com início e fim na Aldeia Turística de Carreira, na freguesia de Sobradelo da Goma, aos 380 metros de altitude. Do ponto de partida seguimos pelo interior de um eucaliptal, em caminho de terra batida, até à intersecção com o Itinerário Pedestre do Ribeiro Queimado. Em pleno sopé do Monte do Merouço, o percurso ascende até aos 500 metros de altitude encontra-se um pequeno curso de água, Junto deste depara-se com uma área de repouso, que permitirá desfrutar da excepcionalidade da paisagem envolvente e também contactar com gado bovino, equino e caprino em pasto natural.
Do Monte do Merouço poderá observar-se a freguesia de Sobradelo da Goma, freguesia conhecida pelas várias oficinas de filigrana. Deste ponto poderá ainda avistar-se o Castelo de Lanhoso e o Santuário do Sameiro de Braga, tendo como pano de fundo as Serras da Cabreira e do Gerês.

Itinerário Pedestre “Ribeiro Queimado”
O Percurso Pedestre do Ribeiro do Queimado é um percurso de pequena rota circular, com início e fim na Aldeia de Carreira, aos 380 metros de altitude. Ao longo dos 6 Km de extensão deste Itinerário Pedestre, o pedestrianista terá contacto com património natural, edificado e etnográfico representativo da herança cultural da comunidade de Sobradelo da Goma. Durante este traçado é possível contactar com elementos da fauna selvagem, flora e gado bovino e caprino em pasto natural, como ainda observar algumas habitações de traça tradicional minhota.

Itinerário Pedestre “Maria da Fonte”
O Percurso Pedestre Maria da Fonte procura homenagear esta heroína popular que marcou profundamente o concelho da Póvoa de Lanhoso.
È um importante eixo de comunicação entre as freguesias de Fontarcada, Calvos e Póvoa de Lanhoso, este percurso era também fundamental para o acesso aos campos de cultivo e pastoreio de animais.
Partindo do lugar do Mosteiro, junto à Igreja Românica de Fontarcada, monumento que foi palco do eclodir da Revolução da Maria da Fonte, até ao Castelo de Lanhoso, poderá observar-se uma paisagem marcadamente rural com vários pontos de referência, desde o Centro de Artesanato da Casa de Trabalho, o Núcleo Rural de Calvos, o Carvalho Secular de Calvos e o Monte do Pilar.
Este percurso coincide com o da Via Romana XVII.

Itinerário Pedestre “Via Romana XVII”
O troço da Via Romana XVII no concelho da Póvoa de Lanhoso, no sentido Bracara Augusta, inicia-se no Alto da Rita aos 450 metros de altitude até Boticas de Cima passando por vários locais, desde a Serra do Carvalho, o lugar da Calçada e do Pinheiro onde é possível observar dois tramos de calçada Romana bem preservados, o Monte do Pilar, onde se encontram o Castelo de Lanhoso e o Santuários de Nossa Senhora do Pilar. Na encosta do Monte do Pilar, o maior monólito da Península Ibérica, encontram-se vestígios de um povoado da Época do ferro, assim como a reconstituição de três estruturas habitacionais do mesmo período – o Castro de Lanhoso.

Passeios Equestres

Hotel Rural Maria da Fonte

Situado em Calvos, o Hotel Rural Maria da Fonte para além de alojamento tem à disposição um Centro Equestre, onde é possível realizar-se várias actividades como passeios a cavalo, de charrete, como ainda aulas em picadeiro.
Os passeios a cavalo como os de charrete apresentam itinerários pelas freguesias de Calvos e Fontarcada, onde poderá desfrutar de uma paisagem rural tipicamente minhota com os campos verdejantes acompanhados pelas vinhas. Um ponto de referência é sem dúvida o Carvalho Secular, o mais antigo da Península Ibérica, assim como todo o espaço envolvente. Os percursos também se estendem até à vila da Póvoa de Lanhoso. Também é possível andar a cavalo e de charrete pela propriedade do Hotel. Caso seja necessário poderá ser acompanhado pelo monitor.

mariadafonte3

mariadafonte4

Casa de Requeixo

A Casa de Requeixo é uma unidade de alojamento de Turismo em Espaço Rural, na freguesia de Frades, com criação de cavalos de raça Garrana, com o intuito de melhorar a raça, mas ao mesmo tempo possibilitar agradáveis passeios a cavalo, pelas veredas e caminhos da aldeia e arredores.
Os percursos com saída da Casa de Requeixo vão até ao Castelo de Lanhoso, situado no Monte do Pilar, intersectando os percursos pedestres Maria da Fonte e Via Romana XVII. Do Monte do Pilar poderão desfrutar de uma vista panorâmica sobre a vila e freguesias envolventes. Também é possível realizar um percurso a cavalo desde a Casa do Requeixo até ao parque de aventuras Diverlanhoso atravessando as freguesias de Calvos e Oliveira profundamente marcadas pela ruralidade

casaderequeixo3

casaderequeixo

Parque de Lazer do Pontão

Um parque de lazer que aproveita a beleza natural da freguesia de Sobradelo da Goma. Privilegiado espaço natural, a Albufeira das Andorinhas está preparado para receber uma grande variedade de actividades aquáticas. O bar e a infra-estrutura de apoio garantem ao visitante a possibilidade de usufruir deste espaço tão aprazível.

Campo de Tiro
Na freguesia de Oliveira, entre montes de pinheiros, onde se avista o Parque Diverlanhoso, foi criado o Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso, um campo de tiro tendo à disposição: 2 campos de tiro, onde se realizam várias provoas de âmbito nacional; Um espaço de confraternização. São realizadas pelos membros do clube, caçadas ao javali, coelho e perdiz nas matas da área circundante, respeitando sempre as normas da actividade.
No campo, pode praticar o tiro ao prato e realizar percursos de caça “compak sporting”
Além – Oliveira
4830 Póvoa de Lanhoso
Telf. 253 636627

Parque do Pontido
Rua Maria da Fonte

Parque Urbano da Vila, mais conhecido como Parque do Pontido, é um espaço verde e agradável que muito enriquece os equipamentos de utilidade pública da Póvoa de Lanhoso por estabelecer uma relação entre a população e o Ribeiro do Pontido. Esta relação é estabelecida através da criação de percursos pedonais inseridos em espaços verdes, com colocação estratégica de mobiliário urbano que permitem a contemplação da natureza e o desfrute de momentos de lazer, pela criação de um parque infantil e um campo de jogos e de dois edifícios de apoio.

Piscinas

Piscina coberta
Rua 25 de Novembro
4830-523 Póvoa de Lanhoso
Telf. 253 633455
Mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Piscinas Municipais
Campos de Ténis
Gimnodesportivo
Rua 25 de Novembro
4830-523 Póvoa de Lanhoso
Telf. 253 632 447

Praias Fluviais

Praia Fluvial de Oliveira
Oliveira
Póvoa de Lanhoso

Praia Fluvial da Rola
Porto D’Ave - Taíde
Póvoa de Lanhoso

Praia Fluvial de Verim
Verim
4830 Póvoa de Lanhoso

 

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia