Festas de S. José de 11 a 19 de março

Apresentacao S Jose 1 net

De 11 a 19 de março, a Póvoa de Lanhoso comemora as Festividades Concelhias, em honra de S. José, que pretendem dar a conhecer o que de melhor se faz nas Terras de Lanhoso e que procuram envolver toda a comunidade e as suas coletividades.

Na apresentação do programa, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso salientou que, “ao longo destes anos, este executivo tem tido a preocupação de dar às pessoas do concelho a oportunidade de participarem e de engradecerem as Festas de S. José e o programa da Juventude”.

Manuel Baptista destacou ainda a grande aposta que tem sido feita ao nível do Cortejo Histórico e Etnográfico, retomado há poucos anos, destacando que a fasquia está cada vez mais alta e salientando o empenho de todos.

Para o autarca, o estado do tempo, de 11 a 19 de março, será elemento importante para o sucesso das Festividades Concelhias, que, em seu entender, representam uma homenagem aos pais e, este ano, ao benemérito da Póvoa de Lanhoso, António Ferreira Lopes.

De entre outras considerações, o Presidente da Câmara revelou que, este ano, o orçamento é de cerca de 100 mil euros. Manuel Baptista agradeceu o empenho de todos, desde os Presidentes de Junta às associações, passando pelos próprios funcionários da autarquia.

A Câmara Municipal apresentou as Festas, na Sala de Interpretação do Território, na Casa da Botica, na tarde de terça-feira, dia 21 de fevereiro. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, apresentou o programa. A Vereadora do Desporto e Juventude, Gabriela Fonseca, também fez algumas considerações.

O programa engloba diversas atividades desde desporto, cerimónias religiosas, cantares ao desafio, bandas de música, bombos, folclore, fogo-de-artifício, a feira franca, o concurso pecuário, artesanato e o fim-de-semana gastronómico, de entre outras propostas.

Engloba ainda a noite solidária, com a atuação do artista Hélder Baptista e dos Flash Show, e a noite da juventude, com atuação de Boss AC, Os Azeitonas, Meninos do Rio, Sérgio e Margarida, Miguel Rendeiro e Rui Vercetti.

Um dos pontos altos será o cortejo histórico e etnográfico, com quadros e representações de todas as freguesias do concelho, englobando ainda a Santa Casa da Misericórdia e os Bombeiros Voluntários. Espera-se ter mais de 600 figurantes neste cortejo, que é um dos pontos altos das Festividades e que este ano tem como tema “Vida e obra de António Ferreira Lopes”, benemérito da Póvoa de Lanhoso.

A majestosa procissão em Honra de S. José será às 16h00, percorrendo as principais artérias da Vila, alguns dos quadros serão alusivos às comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, e com os andores das paróquias, como vem sendo habitual, segundo revelou o Pároco de Nossa Senhora do Amparo e Arcipreste da Póvoa de Lanhoso, Padre Armindo Gonçalves.

De referir ainda que, mais uma vez, a autoria da imagem original das Festas de S. José 2017 é da autoria do artista Povoense Domingos Silva.

Conheça aqui o programa.

Imagem base cartaz 2017