Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

Um caminho de mãos dadas

Versão para impressão PDF

A adesão do Município da Póvoa de Lanhoso à Associação Internacional das Cidades Educadoras tem na sua base a tomada de consciência de que “o direito a uma cidade educadora deve ser uma garantia relevante dos princípios de igualdade entre todas as pessoas, de justiça social e de equilíbrio territorial. Esta acentua a responsabilidade dos governos locais no sentido do desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que a cidade contém, incorporando no seu projeto político os princípios da cidade educadora”.

Nesta aceção, a ação municipal deve centrar-se numa estratégia integradora, que passa inevitavelmente por um trabalho colaborativo e em rede, a nível interno e na sua ação externa, considerando a sociedade civil em todas as esferas da vida pública, divulgando, em simultâneo, a sua intervenção com os seus contributos e práticas.

O nosso Município tem desenvolvido iniciativas e projetos com as comunidades educativas e com a sociedade civil, que refletem os Princípios da Carta das Cidades Educadoras e que têm na sua génese o envolvimento gradual de cidadãos e cidadãs na tomada de decisões.

A cada dia que passa, o desafio que se coloca à Autarquia é maior, no sentido de a mesma ser capaz de promover eficazmente políticas municipais e ações ajustadas às novas necessidades da sociedade.

“Uma cidade que cuida, prepara a capacidade e o gosto de aprender, forma cidadãos”.

É necessário que a cidade assuma, através das suas políticas, a intencionalidade formativa dos seus projetos, perspetivando o desenvolvimento integral das pessoas e constituindo-se como uma proposta integradora da vida comunitária.

O compromisso do poder local, enquanto agregador e representante dos seus e das suas habitantes, não pode desviar-se dos princípios de uma cidade educadora, dependendo de um esforço de trabalho em rede em prol de objetivos comuns.

Neste sentido, o potencial educativo das cidades deve promover a interação entre as pessoas, valorizando os espaços comunitários e as instituições. Daqui resulta a importância em se estabelecer e assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras.

 PanoramicaCastelo_2-cópia.jpg

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia