Centro Interpretativo da Maria da Fonte

Centro Interpretativo Maria da Fonte 2015O Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF) “é o maior legado, do ponto de vista cultural, que deixamos para as próximas gerações”, considerou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, a respeito daquele equipamento inaugurado no Dia do Concelho, a 25 de setembro de 2015.

Este espaço é constituído por um núcleo interpretativo e por um núcleo documental, compostos por valências distintas, que irão permitir conhecer e aprofundar os conhecimentos e a investigação sobre a história da Maria da Fonte. “Manter viva a história e o exemplo da Maria da Fonte é um dever da autarquia e, por esse motivo, logo que foi possível, pensámos e executámos este Centro Interpretativo. Este é um equipamento cultural, que não pretende ser um museu ou um registo documental da história da Maria da Fonte. Partindo do imaginário em torno desta heroína, pretendemos ter um espaço vivo, interativo e com outras dinâmicas culturais”, acrescentou o autarca Povoense.

A inauguração do CIMF, que fica nos edifícios contíguos ao Theatro Club, decorreu com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e do Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, aos quais coube descerrar uma placa alusiva.

Seguiu-se uma visita ao CIMF, cujo projeto é promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e cofinanciado em 85% pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional. O investimento total elegível é de 1.642.162,23 € e o financiamento é de 1.395.837,90€.

Consultar aqui informação relacionada.