Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

concelho
Versão para impressão PDF

Património - Monumentos Nacionais


Castelo de Lanhoso

Lugar: Monte de Lanhoso
Freguesia: N. Senhora do Amparo / Póvoa de Lanhoso
Cronologia: Provavelmente do Século IX, inicio da Reconquista Cristã.
Tipologia: Arquitectura Militar / Castelo
Descrição: Castelo medieval, rodeado por troços de muralha. Cerca de planta irregular, com torre de menagem quadrangular. Volumes articulados e escalonados, com cobertura em telhado de quatro águas na torre de menagem. A cerca, rematada por merlões, é rasgada junto à torre de menagem, por portal em arco quebrado flanqueada por dois torreões, com acesso por escadaria escavada na própria rocha. A torre de menagem saliente, também rematada por merlões, apresenta cerca de 10 m de altura, com acesso por porta aberta a 3 m acima do solo, em arco quebrado. A linha de muralhas circuita um terreiro de escassa extensão dentro do qual teriam assento a alcáçova do alcaide e onde existe uma vasta cisterna. Os vestígios da antiga alcáçova, mostram que esta teria planta quadrangular, com torres nos ângulos e antemuro na parte de fácil acesso, sendo ainda visíveis relevos pré-românicos.
Grau: MN Monumento Nacional
Decreto: 16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910
Mais informação aqui.

    Castelo de Lanhoso       Castelo de Lanhoso

Igreja Românica de Fontarcada

Lugar: Mosteiro
Freguesia: Fontarcada
Cronologia: Século XIII
Tipologia: Arquitectura Religiosa / Igreja
Descrição:
Templo românico do séc. XIII, constitui uma admirável unidade arquitectónica decorativa e simbólica, das austeras tradições beneditinas, representadas pelo ramo de Cister aos explendores de Cluny.
Perfeito exemplar do românico tardio do Minho, tanto no seu interior como exterior, destaca-se a sua riqueza iconográfica, com realce para os símbolos que indicam a presença de Deus.
Segundo José Carlos Leite, o Mosteiro de Fontarcada situa-se num lugar em pleno meio rural, paisagísticamente belo, de modo a oferecer o isolamento propício à contemplação.
As particularidades que a caracterizam são: a nave proporcionalmente mais alta do que o normal e uma ampla e alta capela-mor com uma espacialidade nova e razoável luminosidade, um portal axial com colunas finas, prismáticas e redondas assentes sobre alta sapata corrida e o tipo de representação do Agnus Dei no tímpano. A capela-mor é um excelente exemplo da força e riqueza do românico.
Em 1910 o Mosteiro de Fontarcada é classificado como monumento nacional.
Grau: MN Monumento Nacional
Decreto: 16-06-1910, DG 136 de 23-06-1910

 Igreja Românica de Fontarcada      Igreja Românica de Fontarcada

Ponte Mem Gutierres

Lugar: Ponte
Freguesia: Esperança
Cronologia: Século XIV / XV
Tipologia: Arquitectura Civil / Ponte
Descrição:
A ponte medieval de Mem Gutierres, erigida sobre o Rio Ave, caracteriza-se por ser uma ponte de perfil em cavalete assente sobre um arco alto quebrado. As aduelas são muito estreitas e compridas, com extradorso irregular. Os encontros são reforçados com contrafortes regulares. No arco mostra dois níveis de agulheiros. As guardas são em cantaria de granito. Também conhecida como “Ponte Domingos Terno”, que se diz ter sido o responsável pela sua edificação.
Grau: MN Monumento Nacional
Decreto: Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 Junho 1910

 Ponte Mem Gutierres      

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia