Formação do Concelho

A história do concelho da Póvoa de Lanhoso remonta há já muitos séculos. Se os vestígios da ocupação humana destas terras indicam cronologias de milhares de anos antes de Cristo, mercê da existência de testemunhos pré-históricos como é perceptível dos levantamentos arqueológicos realizados, onde abundam sítios de culturas megalíticas (18), do calcolítico e Idade do Bronze (4), povoados da Idade do Ferro (10), sendo inúmeras as dezenas de vestígios da presença romana e romanização destas terras. Os testemunhos do povoamento das terras de Lanhoso até à atualidade, crescem significativamente para cronologias posteriores, já da nossa Era.

De facto são inúmeros os vestígios e as referências documentais que fazem atestar a presença no que viriam a tornar-se as terras de Lanhoso, datando o primeiro documento conhecido relativo ao topónimo de 1086. É aliás em torno de uma das principais referências patrimoniais que a história das Terras de Lanhoso se vai construir, o Castelo de Lanhoso.

Atualizado em: 26 de fevereiro de 2015