Póvoa de Lanhoso sensibiliza populações sobre prevenção de incêndios e animais de companhia

Sensibilizacao em Brunhais 1 net

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, as Juntas de Freguesia e outras entidades parceiras, como a GNR/SEPNA, os Bombeiros e o Clube de Adoção e Proteção de Animais (CAPA) já iniciaram as ações de sensibilização da população, nas suas freguesias, para as temáticas da prevenção de incêndios e da legislação sobre animais de companhia.

As primeiras sessões realizaram-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de fevereiro, nas paróquias de Brunhais, Verim, Ajude, Monsul, Águas Santas, S. João de Rei, Moure e Geraz do Minho. “Estas ações tiveram uma boa adesão por parte da população e as pessoas mostraram-se recetivas em relação às mensagens que estamos aqui a tentar transmitir”, refere o Vereador da Sustentabilidade Ambiental e Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

No próximo domingo, dia 11 de fevereiro, serão abordadas as populações das paróquias de Friande, Serzedelo, Covelas, Calvos, Ferreiros e Garfe. Este contacto mais próximo com as pessoas irá acontecer no final das eucaristias dominicais. Para além da distribuição de material informativo em suporte de papel, haverá ainda a oportunidade de esclarecimentos.

Sensibilizacao em Brunhais 2 net

Sensibilizacao em Ajude net

De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e as Juntas de Freguesias decidiram acabar com o processo de registo de queimas, no município e nas juntas de freguesia. Em simultâneo, representantes das mesmas entidades decidiram reforçar a sensibilização da população para a temática do uso do fogo, como forma de prevenir incêndios, e para a nova legislação a que estão obrigados os proprietários de animais de companhia, nomeadamente de cães e de gatos.

Estas decisões resultaram da reunião de trabalho realizada no dia 23 de janeiro em que, para além de representantes da Câmara Municipal, da GNR e dos Bombeiros, estiveram presentes elementos de 19 das 22 freguesias/uniões de freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso.