Projeto "Dar luz à Utopia" culminou com a pintura de candeeiros

Fase final da construcao de candeeiros 3 net

Realizou-se em finais de setembro a fase final da atividade "Dar luz à Utopia", que contou com a participação de um grupo de utentes e colaboradores da ASSIS e da Casa de Trabalho de Fontarcada e ainda de representantes da Autarquia e da empresa Plako. Esta iniciativa surge no âmbito da Comissão "+ Igualdade + Cidadania".

Esta atividade teve início com uma breve apresentação do edifício Utopia, abordando a vertente ecológica através da mensagem da importância da reutilização de materiais bem presente na construção (recurso aos pneus usados, latas, rolhas, plástico e outros materiais).

Nesta atividade, foi lançado o desafio ao grupo de utentes das duas associações, de pintarem os candeeiros construídos por utentes da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga e que irão ser usados nas principais divisões do edifício. Darão cor à Utopia!

Nesta fase final, foram utilizadas tintas de várias cores à base de água e carimbos de esponja para pintar os 10 candeeiros, que por opção dos utentes ficaram o mais coloridos possível para que, para além de darem luz à Utopia, possam igualmente dar cor.

Fase final da construcao de candeeiros 2 net

De lembrar que os elementos da Comissão “+Igualdade, + Cidadania” que reúne regularmente e contribui para a realização de atividades no âmbito da Igualdade, junto do SIGO - Serviço para a Promoção de Igualdade de Género (resposta inserida nos Serviços de Ação Social e Saúde Pública da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso) sugeriram a realização de workshops de criação de candeeiros, os quais foram, numa primeira fase, realizados pelos/as utentes da Associação de apoio a Deficientes Visuais do Distrito de Braga, sob o tema “Dar Luz à Utopia”

A ASSIS - Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte, IPSS é uma instituição particular de solidariedade social que desde 2010, tem como missão a promoção integral dos utentes e o seu bem estar biopsicossocial.  Possuí duas estruturas residenciais para jovens e adultos/as com deficiência que se encontram impedidos de residir no seu seio familiar, aqui encontram condições de bem estar ajustadas às suas necessidades através de atividades ocupacionais que reforçam a sua autoestima e autonomia.

A Casa de Trabalho de Fontarcada iniciou a sua atividade assistencial no ano de 1939, presta dois tipos de serviços: o Lar residencial - acolhimento de pessoas com deficiência que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar e o Centro de atividades ocupacionais - têm como finalidade proporcionar atividades socialmente úteis, de forma a conferir valorização pessoal e integração na comunidade.

O Projeto Utopia da tecnológica Plako consiste na criação de um edifício, recorrendo à reutilização de materiais, tais como 2.200 pneus, 11.000 latas de refrigerante e 75.000 rolhas de cortiça, de entre outros elementos.