Iniciativa "Dar luz à Utopia" prosseguiu com vista à construção de candeeiros

Candeeiros net 3

Realizou-se a 10 de julho mais um dia da atividade "Dar luz à Utopia", que contou com a participação do grupo de invisuais e colaboradores da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do distrito de Braga (AADVDB) e com a representante do Serviço para a Promoção de Igualdade de Género da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - SIGO, Carla Melo.

A atividade teve como principal finalidade desenformar o material já solidificado dos moldes feitos com garrafas plásticas (reutilizadas) e cheios pelo grupo, na passada quinta-feira, 6 de julho, primeiro dia da atividade "Dar Luz à Utopia".

Candeeiros net 2

Ao longo da sessão, o representante da Plako, Moisés Campos, foi explicando os passos dados para retirar os candeeiros dos moldes. No final, foram entregues  aos elementos do grupo para que pudessem conhecer o resultado.

As pessoas utentes da AADVDB descreveram o resultado do seu trabalho com muito pormenor, tendo-se mostrado orgulhosas e satisfeitas pelo seu contributo para a Plako.

Candeeiros net 1

De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso através do Serviço para a Promoção de Igualdade de Género - SIGO e da Comissão + Igualdade + Cidadania, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB) e a Plako (empresa tecnológica sediada no concelho) promoveram esta atividade com o objetivo de, com a colaboração e participação dos invisuais da AADVDB, construir os candeeiros, que vão dar "luz à Utopia". A primeira sessão destes trabalhos decorreu no dia 6 de julho.

O Projeto Utopia da tecnológica Plako consiste na criação de um edifício, recorrendo à reutilização de materiais, tais como 2.200 pneus, 11.000 latas de refrigerante e 75.000 rolhas de cortiça, de entre outros elementos.

A futura sede da Plako está localizada na freguesia de Águas Santas, numa quinta com mais de 1ha de área.