Concurso Literário Municipal António Celestino premiou texto "Samuel"

Tó de Porto D'Ave, com o texto “Samuel“ e o pseudónimo Orpheu, foi o vencedor de mais uma edição do Concurso Literário Municipal António Celestino direcionado para a comunidade em geral.

Luís Martins de Menezes Velloso Ferreira, com o texto “Lorde” e o pseudónimo Manuel de Prógoa, e Isabel Cristina Oliveira Fernandes Henriques, com “Nunca é tarde” e sob o pseudónimo Maria Luísa Balaio, receberam ex aequo menções honrosas. Concorreram nove autores.

Os prémios foram entregues no dia 9 de junho, no encerramento das comemorações dos 100 anos do nascimento do Povoense António Celestino.

Na ocasião, houve ainda oportunidade para visualizar um breve documentário com argumento de José Abílio Coelho e realização de Tiago Barros Coelho, intitulado “Retrato a carvão em moldura dourada”. O momento englobou ainda a declamação de poemas de António Celestino.

O Quinteto de Metais da Banda Musical de Calvos animou a sessão, que decorreu em S. João de Rei, e que iniciou com a inauguração de um mural de homenagem a António Celestino, figura que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso homenageou em 2017, por ocasião da comemorações dos 100 anos do nascimento daquele Povoense, escritor, crítico, homem das artes.

António Celestino net