Concurso + Igualdade + Cidadania com prémios entregues

Concurso Fotografia 0 4net

A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, entregou os prémios no âmbito do 1º Concurso de Fotografia + Igualdade + Cidadania e agradeceu a participação de todos/as. “Sem vocês, o nosso Concurso não se teria realizado nem teríamos alcançado os nossos objetivos”, referiu na ocasião.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito da Comissão + Igualdade + Cidadania, existente no quadro da resposta municipal do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género. Era condição de participação que as fotografias abordassem as temáticas da Igualdade, em áreas como “Género”, “Cidadania”, “Oportunidades” e “Deficiência”.

Foram 16 as fotografias aceites para este Concurso. No total, registaram-se 1536 "gostos" nestas fotos.

Em primeiro lugar, com 432 “gostos”, ficou a foto “Educar para a Igualdade” da autoria de André Cruz; em segundo lugar, com 209 “gostos” ficou a foto intitulada “Vida de Estrada” de José Lopes; e, em terceiro lugar, com 173 “gostos”, ficou a foto “Igualdade em todos” de Alice Amorim.

Concurso Fotografia 0 3net

Concurso Fotografia 0 2net

Sensibilizar para os diversos problemas que enformam o princípio da Igualdade; contribuir para a consciencialização de tod@s através de diferentes perspetivas da Igualdade; incentivar e alargar a participação cívica e à consciencialização através da expressividade que só a arte da fotografia tantas vezes pode ajudar a revelar; desafiar a criatividade d@s participantes, utilizando tecnologias atuais; usar as fotografias como elemento ou instrumento na sensibilização para a prevenção de situações relevantes do dia-a-dia; e permitir diferentes olhares de um problema que, com graves implicações culturais, sociais, com grande facilidade tende a ser menorizado, foram os objetivos deste Concurso, que foi lançado no dia 23 de março, por altura das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade na Póvoa de Lanhoso.

Concurso Fotografia 0 1net

A entrega de prémios e de certificados de participação decorreu no dia 15 de maio (Dia Internacional da Família), em cerimónia nos Paços do Concelho.