Comemorações do centenário do nascimento de António Celestino continuam sábado com abertura de exposição e documentário

Prosseguem no próximo sábado, dia 22 de abril, as comemorações do centenário do nascimento de António Celestino.

Desta forma, o programa prevê a abertura da exposição documental "António Celestino: Pela Vida Fora", pelas 16h00, na Galeria do Theatro Club. Esta mostra irá conter artigos pessoais e pertences, livros, cartas, fotografias e obras de arte do autor, de entre outras peças.

Irá seguir-se a estreia de um breve documentário realizado por Tiago Coelho, designado "António Celestino (1917-2017): Retrato a Carvão em Moldura Dourada". Este vídeo irá apresentar  imagens do passado e testemunhos de familiares e amigos bem como imagens dos locais da sua vida neste concelho.

A entrada é livre e toda a comunidade está convidada a participar.

António Celestino nasceu na vila da Póvoa de Lanhoso e cresceu na freguesia de S. João de Rei. Aos 22 anos emigrou para o Brasil onde, começando pela posição mais básica no funcionalismo bancário, conquistou posição de grande relevo. Contudo, será na poesia, no conto, na crítica de arte, na direção de instituições e na amizade que se tornará figura de destaque. Fez da sua vida uma dádiva e pelas amizades cultivadas, dentre as quais se destacou a que manteve com Jorge Amado durante décadas, levou aos quatro cantos do mundo o topónimo Póvoa de Lanhoso. Autor de vários livros, amigo de prémios Nobel, duas vezes comendador pelo governo português, membro da Academia de Letras da Bahia, António Celestino (1917-2013) foi, sobretudo, um Povoense de enorme coração.

O município da Póvoa de Lanhoso honra-se de comemorar este ano de 2017 o centenário do nascimento de António Celestino, home das Letras e da Cultura.

Expo antonio celestino pela vida fora net