Música e cerimónias religiosas marcam fim de semana de S. José

Sao Jose 1 net

(Foto de arquivo)

Aproxima-se o principal fim de semana de Festas de S. José, na Póvoa de Lanhoso. Para além das propostas musicais da Noite da Juventude (17 de março) e da Noite Solidária (18 de março), o programa contempla ainda o principal momento religioso, ou seja, a majestosa procissão em honra do padroeiro (19 de março).

De sexta a domingo, o programa compreende o fim-de-semana gastronómico para divulgar o Cabrito à S. José e as Rochas do Pilar. Esta iniciativa envolve a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Associação de Turismo e o Turismo do Porto e Norte de Portugal para além dos estabelecimentos aderentes. Aderiram a esta iniciativa 25 estabelecimentos (restauração e alojamento). Nos mesmos dias, decorre a Mostra de Artesanato e Produtos Regionais de S. José, na Praça Engº. Armando Rodrigues.

O dia 17 abre com uma tradicional salva de morteiros, pelas 8h00. A noite é dedicada à juventude com as atuações de Boss AC, Os Azeitonas, Meninos do Rio, Miguel Rendeiro e dos Povoenses Sérgio and Margarida e Ruy Vercetti. O espetáculo realiza-se na Praça Eng. Armando Rodrigues, a partir das 21h00. No mesmo local, já está uma tenda para proteger de condições climatéricas adversas.

O dia 18 reserva o Encontro de Bombos, a partir das 21h00, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, com as atuações de Os Marias, Bombadela e Bombos de Santo André. Pelas 21h45, realiza-se a Largada do Balão de S. José, na Praça Eng.º Armando Rodrigues. Pelas 22h00, começa a Noite Solidária, organizada pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, no mesmo recinto, com as atuações de Hélder Baptista e Flash Show. A noite termina, pela 01h00, com fogo-de-artifício, nos Paços do Concelho.

O principal dia das Festas, 19 de março, Dia do Pai, começa com uma salva de morteiros pelas 8h00; com a Feira Franca de S. José, a partir das 9h00, e com o Concurso Pecuário, pelas 10h00, no Pontido, numa organização da Cooperativa Agrícola da Póvoa de Lanhoso. O programa prossegue com a entrada da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, às 10h15, e pela cerimónia do Hastear da Bandeira, com autoridades civis e religiosas, às 10h30, nos Paços do Concelho. Segue-se a missa Solene de S. José, na Igreja Matriz, às 11h00. Pelas 13h45, dá entrada a Banda Musical de Calvos, seguindo-se o concerto de Música Filarmónica nos Paços do Concelho, às 14h00. Pelas 15h30, dá entrada a Fanfarra do CNE de Garfe e, pelas 16h00, acontece outro dos momentos principais das Festas, que é a Majestosa Procissão em Honra de S. José, pelas principais artérias da Vila. Às 18h00, começa o Encontro de Cantares ao Desafio, na Praça Engº. Armando Rodrigues. As Festas terminam com uma sessão de fogo, pelas 21h00.