Exposicao 6

Está patente até ao dia 25 de março a mostra “Relembrando os beneméritos D. Elvira e António Ferreira Lopes”, no Theatro Club, no âmbito do programa das Festas de S. José.

Esta exposição, que abriu ao público no dia 11 de março, realiza-se numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, que se encontra a comemorar o Centenário da Inauguração do Hospital António Lopes.

Exposicao 9

Segundo o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, falando aquando da abertura da exposição, esta “visa explanar alguns pertences pessoais do Benemérito e da Santa Casa da Misericórdia, para que a comunidade e as novas gerações tenham a perceção da sua importância e grandiosidade”. André Rodrigues salientou que “as suas marcas são de facto intemporais. A sua vida permitia-lhe muito… Várias escolhas, várias opções. Mas António Ferreira Lopes escolheu a sua Terra, e D. Elvira, sua companheira de vida, seguiu os seus passos. Santa mãe dos desfavorecidos, assim era designada pelos nossos conterrâneos, fruto do seu amor ao próximo”. Para o Vereador, “serão sempre poucas as palavras para descrever o que António Ferreira Lopes fez pela Póvoa de Lanhoso. A ele e à sua esposa, verdadeiros obreiros do bem comum, o nosso eterno reconhecimento”.

Exposicao4

Quem visitar esta exposição poderá apreciar peças de arte que pertenceram a António Lopes e sua esposa, D. Elvira Câmara Lopes, e ainda objetos como loiças com monograma, cartas manuscritas de António Lopes, um diário de viagem de D. Elvira (1895), peças de secretária, móveis, as duas imagens de Santo António e São Gonçalo feitas em 1894 para a capela das Casas Novas, crucifixos e outras peças de arte sacra, baixelas em prata.

Exposicao 7

Poderá ainda observar os dois retratos a óleo, da autoria do mestre Alves Cardoso mandados pintar para a inauguração do Hospital, em 1917.

Exposicao 3

Os Povoenses interessados em conhecer melhor estes antepassados, António Lopes e D. Elvira Câmara Lopes, têm aqui uma excelente oportunidade.

Theatro Club

Terça a Sexta-feira: 9h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30