Cortejo Histórico e Etnográfico atraiu multidão ao S. José

Cortejo historico 2017 1 net

Uma multidão saiu às principais ruas Vila da Póvoa de Lanhoso para assistir ao Cortejo Histórico e Etnográfico de S. José, um dos momentos principais das Festividades Concelhias. Centenas de Povoenses participaram no desfile que, este ano, procurou retratar a vida e obra dos grandes beneméritos António Ferreira Lopes e D. Elvira Lopes.

Cortejo historico 2017 8 net

Cerca de 700 figurantes, 24 quadros. Estes são alguns dos números deste Cortejo Histórico, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso retomou em 2013. Desde aí, o momento transformou-se num dos principais atrativos das Festas de S. José, pelo envolvimento das populações e pela curiosidade que suscita naqueles que preferem ficar a assistir.

“Eu fiquei surpreendido pela positiva. Não quis ver os carros antes”, confessou, no final, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Penso que todas as Juntas e Associações se empenharam. Agradeço mais uma vez à população e aos figurantes que participaram. Agradeço a todos os técnicos, ao Vereador da Cultura, à Santa Casa, a toda a gente, pelo empenho demonstrado”, salientou ainda Manuel Baptista.

O autarca destacou também o simbolismo do tema do Cortejo deste ano – “A vida e obra de António Ferreira Lopes”: “Este é um reconhecimento que a Póvoa de Lanhoso faz a António Lopes e D. Elvira Câmara Lopes. Devemos a este casal tudo o que somos hoje, enquanto Póvoa de Lanhoso, e espero que os Povoenses não esqueçam este casal, que é uma referência para o nosso concelho”. O Presidente da Câmara salientou também que ainda no presente a comunidade Povoense beneficia do seu legado. “Mesmo daqui a 100 anos será reconhecido como o grande benemérito desta terra”, considerou Manuel Baptista.

Cortejo historico 2017 4 net

Cortejo historico 2017 2 net

Cortejo historico 2017 5 net

João de Castro, de Taíde, encontrava-se a assistir ao cortejo, como tem sido habitual nos anos passados. “Achei bem. Está bonito. Eu gostei”, atirou, afirmando conhecer a grandeza do benemérito António Lopes e considerando que é importante para as gentes da terra dar a conhecer quem foi. Maria Lima, de Lanhoso, resumiu numa palavra o que achou do Cortejo: “Adorei”. Com a filha a participar, afirmou que aquela estava “muito muito entusiasmada”. Vestida à época e com crianças figurantes pelas mãos, Sandra Machado, da Póvoa de Lanhoso, integrou um dos quadros do Cortejo. “A preparação levou muito muito tempo. As pessoas fizeram tudo com muito entusiasmo, mas isto dá muito muito trabalho. São muitos meses a trabalhar”, confessou com um sorriso.

Cortejo historico 2017 7 net

Cortejo historico 2017 6 net

Cortejo historico 2017 3 net

O estado do tempo ajudou, mas o primeiro fim-de-semana de Festas de S. José 2017 ficou ainda marcado, por outras atividades culturais e desportivas. No próximo dia 19, é a vertente religiosa que está em destaque, com a majestosa procissão a acontecer, de entre outras iniciativas.