Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

espacos
Versão para impressão PDF

Viveiros

A sustentabilidade ambiental é uma área de forte aposta do Município da Póvoa de Lanhoso, que em Junho de 2009, irá organizar o 6º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos, numa parceria com a Associação Espanhola de Parques e Jardins Públicos com o apoio da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, e que terá como tema “A Sustentabilidade nos Espaços Verdes Urbanos”.

A Equipa de Espaços Verdes tem a sua sede nos Viveiros Municipais, onde reúne sinergias para se profissionalizar cada vez mais e para desenvolver a sustentabilidade ambiental nesta área.

O Viveiro Municipal foi dinamizado e tem hoje novas funções, passou a produzir plantas vivazes e arbustivas, utilizando a mão-de-obra disponível dos dias em que as condições atmosféricas não permitem as actividades de jardinagem, com a realização de estacaria, envasamento e engorda de plantas que vão ser depois aplicadas nos espaços exteriores. O Viveiro tem também um papel importante para recolha de exemplares botânicos que se encontrem com fraco desenvolvimento vegetativo e partidos, aí sendo recuperados ou utilizados como plantas-mãe de fornecimento de estacaria para a produção de novos exemplares. É também no Viveiro que se mantêm os exemplares vegetais idênticos aos que são aplicados nos espaços verdes, o que permite a sua substituição em caso de acidente, vandalismo ou do problema de sanidade vegetal.
 
Fotografias que exemplificam a produção de plantas em estufa

plantas_estufas

Estacaria de arbustos pouco exigentes em rega
 
arbustos

arbustos1

Pormenor de envasamento de vasos para engorda no exterior.

vasos
 
Fotografias que exemplificam a produção exterior:

exterior

vasos1

 

Nos viveiros municipais também se produz uma mais valia para os recobrimentos dos espaços verdes onde é utilizada a tela antiinfestante, a estilha, resultante da trituração das lenhas de poda com um biotriturador.  A lenha de maior espessura é separada e rachada em dias de chuva para ser fornecida às Instituições Particulares de Solidariedade Social  e às Escolas do concelho para aquecimento.

recobrimento


Imagem de utilização de estilha no recobrimento de tela antiinfestante.
Os viveiros municipais têm sido local de visitas de estudantes e de técnicos na área dos espaços verdes que pretendem aprofundar conhecimentos sobre a jardinagem sustentável. São realizadas visitas técnicas, são também orientados estágios de alunos e são realizadas actividades práticas como por exemplo a produção de plantas, cumprindo-se também a sensibilização ambiental inerente à gestão dos viveiros municipais.


alunos

Envasamento com alunos do Secundário.

estacaria

Estacaria com alunos de curso de jardinagem.

Informação Útil
Horário: 08:30 – 12:00 / 13:30 – 17:00
Tetl: 253 637 333

 

Atualizado em: 23 de maio de 2014

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia