Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

espacos
Versão para impressão PDF

Theatro Club

O Theatro Club é a principal sala de espetáculos da Póvoa de Lanhoso e, por isso, o palco por excelência de todas as atividades culturais de maior proeminência. A sua programação assenta essencialmente em espetáculos de teatro, tendo recebido consecutivamente as últimas dez edições do Festival Nacional de Teatro Amador, atual Concurso Nacional de Teatro.

Este espaço comporta também uma Galeria de Exposições que tem recebido e mostrado trabalhos de grandes artistas locais e não só. Além de exposições individuais ou temáticas, a Galeria Municipal promove anualmente, no mês de agosto, uma Exposição Aberta de Artes Plásticas direcionada a todos aqueles que demonstrem sensibilidade ou interesse em expor os seus trabalhos.

      

Theatro Club   Theatro Club   Galeria do Theatro Club

O Theatro Club – Um pouco da sua história

A construção do edifício do Theatro Club remonta ao início do século XX (1904) e é bastante representativo da Arte Nova, pelas suas caraterísticas tão expressivas quer a nível de construção quer de decoração. Talvez a construção do Theatro Club, um projeto da autoria de Ascensão Machado e financiado pelo maior benemérito da Póvoa de Lanhoso, António Ferreira Lopes, tenha sido o maior contributo para a manifesta existência de grupos de teatro bastante ativos na Póvoa de Lanhoso, sendo a apresentação regular de espetáculos semanais um hábito longínquo. Na Póvoa de Lanhoso, existe uma particular sensibilidade para com o Teatro, havendo registos com mais de 100 anos de história, que não dissociam o Theatro Club e o Teatro Amador.

Com o passar dos tempos e com a deterioração normal daí resultante, este espaço acabou por estar encerrado ao público durante 20 anos. Após este período, o Município encetou a sua reabilitação, tendo o mesmo sido reaberto ao público em 2001. Este projeto de recuperação foi distinguido com um Prémio da União Europeia e as obras foram apoiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Plano Operacional da Cultura. 

O projeto, da autoria dos arquitetos Mário e Adelaide Abreu, adapta de forma harmoniosa a funcionalidade e preserva a valia artística desta belíssima sala de espetáculos.

 

O Theatro Club – Uma nova dinâmica

Num espaço temporal mais recente, uma nova dinamização veio impulsionar este espaço, tendo-se apostado na nomeação de uma Diretora Artística.

A nova aposta passa também pela implementação de várias Oficinas de Teatro destinadas a crianças e jovens e adultos. Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, “o grande objetivo é envolver os povoenses, sejam eles novos ou velhos, que queiram participar, pois pretende-se que as populações locais sintam e se revejam nesta nova orientação, que se propõe também a reanimar o associativismo cultural concelhio através do estabelecimento de pontes e de parcerias com coletividades. A Póvoa deLanhoso vai, certamente, sair mais enriquecida com esta nova estratégia cultural”.

A Hora do Conto para os alunos do 1.º ciclo é uma iniciativa que parte da dinamização dos próprios serviços adstritos ao Theatro Club. São “teatralizadas” algumas histórias que fazem parte do Plano Nacional de Leitura e, em articulação com a Casa da Botica e os Agrupamentos de Escolas, são apresentadas na Biblioteca Infantil e nas próprias escolas, numa proposta de descentralização cultural.

Esta nova dinâmica é complementada pela oferta de Serviços Educativos aos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico, criando uma interação entre o Theatro Club como espaço físico, emblemático e cuja história se desenvolveu ao longo dos anos juntamente com a da própria vila, e do teatro como arte, como atividade lúdica, de aprendizagem e de crescimento enquanto cidadãos.

De referir que está em curso em 2014 o projeto Germinar, cuja finalidade é promover a participação e a cidadania ativa através da arte, numa vertente intergeracional.

A aproximação de duas gerações (seniores e jovens) e o retrato dos sentimentos de ambas através de expressões artísticas como o teatro, a música e a dança enquanto ferramentas deverão permitir a descoberta do “Eu” e, por sua vez, na relação com o “outro” no exercício de uma melhor cidadania. Este projeto é também resultado da parceria entre os serviços culturais e sociais da Autarquia.

O Club de Teatro dos Funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é outro projeto em curso desde 2013 e envolve funcionários, que se quiseram experimentar em novas formas de comunicação, tendo já levado à cena a peça O Petrificado,que a breve trecho terá novas apresentações.

No âmbito das comemorações dos 500 anos da Renovação da Carta do Foral de Lanhoso em 2014 está em fase de encenação a peça “1514”, que envolve o mesmo grupo, de uma forma ainda mais abnegada – pensamos poder vir a recuperar o hábito longínquo de apresentação regular de espetáculos semanais no Theatro Club.

O Theatro Club reveste-se da maior importância no âmbito da divulgação do nosso cartaz cultural, por isso, a consulta da página deste espaço na Internet torna-se fundamental.


Contactos:
Tel: 253 639 706
email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
www: www.theatroclub.com

Horários:
3.ª a 6.ª feira: 10h00-13h00 / 14h00-18h00
Sábado,  Domingo e Feriados (15h00-18h00)

 

Atualizado em: 23 de maio de 2014

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia