Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

educacao

PAAC - Programa apoio alunos carenciados

Versão para impressão PDF

A implementação e alargamento, ano após ano, do Plano de Apoio a Alunos Carenciados constitui uma aposta da ação do Pelouro da Educação, quer através do aumento do número de famílias a usufruírem de subsídios de apoio relativamente à frequência das componentes de apoio à família no pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico, quer relativamente à política de aumento gradual do número de bolsas a atribuir aos alunos do ensino secundário e ensino universitário, apoios ao nível dos transportes escolares para os Jardins de Infância, Centros Escolares e para crianças com Necessidades Educativas Especiais, quer ainda pela identificação de situações de carência socioeconómica e respetivo encaminhamento para o Gabinete de Ação Social e possíveis ajudas do Banco de Voluntariado.

Bolsas de estudo (ensino superior)

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso atribui anualmente bolsas aos alunos povoenses a frequentar o ensino secundário ou o ensino superior. São atribuídas, anualmente mais dezenas de bolsas de estudo, sendo objetivo deste executivo a atribuição crescente deste auxílio económico, que já atinge os 47 mil euros por ano (2014/2015).

Consulte o regulamento (21.0 KB )

Apoios ao 1º CEB e Pré-escolar

Para além das bolsas, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso concede também apoios materializados em livros ou material pedagógico (para crianças com Necessidades Educativas Especiais) para as crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico.

É também prestado apoio através da isenção no pagamento de refeição, para alunos que se enquadrem em situações de carência económica. No primeiro ciclo do ensino básico existem dois escalões, A e B, cujo enquadramento dos alunos (conforme escalão no abono de família atribuído pela Segurança Social) significa o pagamento por parte da Autarquia de livros de fichas, manuais escolares e 100% da alimentação, ou manuais escolares e 50% da alimentação, respetivamente.

Relativamente ao ensino pré-escolar, os principais apoios concedidos aos jardins-de-infância integrados nos Agrupamentos de Escolas são feitos a dois níveis: refeições e prolongamento de horário, e contratualização de serviços, para o período não letivo antes das 9h e entre as 15h00 e as 19h30. O prolongamento de horário inclui diversas atividades, nomeadamente a natação.

Por celebração de acordos de colaboração, e ao nível da alimentação nos estabelecimentos escolares de 1º Ciclo e ao nível de alimentação e prolongamento de horário no ensino pré-escolar, este apoio é prestado da seguinte forma:

Entidade: Centro Social de Calvos
Escolas abrangidas: JI de Rendufinho
Horário protocolado: 12h00 às 13h00
Serviço prestado: Alimentação e Transporte

Entidade: Comissão de Melhoramentos de Sto. Emilião
Escolas abrangidas: alunos e crianças provenientes das Freguesias de Santo Emilião, de Vilela e da União de Freguesias de Campo e Louredo
Horário protocolado: 12h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h30
Serviço prestado: Alimentação e Prolongamento de Horário 

Entidade: Centro Social de Garfe
Escolas abrangidas: JI de Garfe
Horário protocolado: 12h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h30
Serviço prestado: Alimentação, Prolongamento de Horário e Transporte para a EBI do Ave (1º CEB)

Entidade: Centro Social de Serzedelo
Escolas abrangidas: JI de Serzedelo
Horário protocolado: 12h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h30
Serviço prestado: Alimentação e Prolongamento de Horário 

Entidade: Centro Social de Taíde
Escolas abrangidas: JI de Sobradelo da Goma
Horário protocolado: 12h00 às 13h00
Serviço prestado: Alimentação 

Entidade: Associação “Em Diálogo”
Escolas abrangidas: Centro Escolar do Cávado (União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude; União de Freguesias de Águas Santas e Moure; Geraz do Minho; Monsul; Covelas; Ferreiros; São João de Rei), JI de Travassos, JI de Simães e JI de Taíde
Horário protocolado de fornecimento: 12h00 às 13h00
Serviço prestado: Alimentação 
JI abrangidos: Centro Escolar do Cávado, JI Travassos, JI de Taíde e JI de Simães
Horário protocolado de fornecimento: 15h00 às 19h30
Serviço prestado: Prolongamento de Horário

Entidade: Santa Casa da Misericórdia
Escolas abrangidas: Centro Escolar António Lopes, EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, JI de Simães e JI de Taíde
Horário protocolado: 12h00 às 13h00
Serviço prestado: Alimentação 

Escolas abrangidas: EB1/JI da Póvoa de Lanhoso e Centro Escolar António Lopes
Horário protocolado: 7h45 às 9h00; das 12h00 às 13h30 e das 15h00 às 19h30
Serviço prestado: Prolongamento de Horário

Transportes

O programa de transportes escolares apoia os estudantes desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Este apoio consiste na relação negocial direta com as empresas transportadoras ou na relação protocolada com as Juntas de Freguesia e Centros Sociais, que possuem meios para assegurar este transporte.

Os jovens com deficiência motora com mais de 18 anos e que estão a frequentar a CERCI – GUI, tendo em vista a aquisição de novas competências, que lhes permitam mais facilmente ingressar no mundo do trabalho, também estão a ser apoiados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso no que se refere ao transporte.

Acção Social – Loja Social e Banco de Voluntariado

A angariação de fundos efetuada através da Loja Social é feita mediante donativos em géneros. Mediante uma avaliação prévia, alguns destes fundos são encaminhados para agregados com carências económicas reconhecidas socialmente.

Também o Banco de Voluntariado desempenha um importante papel no auxílio prestado através do fornecimento de géneros a situações de reconhecida carência.

Assim, tanto a Loja Social como o Banco de Voluntariado através da sua ação contribuem também para a causa sócio escolar Povoense.

Atualizado em: 03 de dezembro de 2014

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia