Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

educacao

Educação - Iniciativas

Versão para impressão PDF

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso define e assume-se organizadora e promotora, em cada ano, de um conjunto de iniciativas e projetos, para além de apoiar as iniciativas de todas as escolas do Concelho.

Porque a educação é uma tarefa de toda a comunidade, e porque a transversalidade é uma característica inerente ao desenho das políticas e ações deste executivo, está em funcionamento o Conselho Municipal de Educação, órgão consultivo do concelho em matéria de educação, que, juntando todas as entidades com responsabilidade direta ou indireta nas questões escolares, analisa e acompanha o funcionamento do sistema e propõe ações para incrementar a sua qualidade e melhoria.

Iniciativas e projetos

Além de apoiar, ao longo do ano, iniciativas dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, a Câmara Municipal desenvolve por iniciativa própria atividades destinadas à comunidade escolar. É exemplo disto a semana da educação; o apoio na concretização da festa comemorativa do dia da criança; a celebração do dia do ambiente, da floresta autóctone e do dia da árvore; e o apoio aos clubes da floresta e às eco escolas.

Para além de tudo isto, podemos ainda enumerar algumas atividades que são, anualmente, propostas pelos e aos agrupamentos de escolas para que possam ser vertidas nos seus respetivos planos de ação internos:

Natação dos infantários – neste âmbito, terá lugar o festival dos infantários no final do ano letivo, à semelhança do que se passou nos anos anteriores.

Continuidade de colaboração para desenvolvimento do Projeto Integrar (EB2,3 Prof. Gonçalo Sampaio).

Dinamização das Bibliotecas Escolares.

Projeto Ambiental – cédulas da árvore (“Eu Adoto uma Árvore”).

No âmbito do Programa Erasmus +, temos apoiado os Agrupamentos de Escolas e a EPAVE.

Semana da Educação – cujo programa é articulado e desenvolvido em parceria com os Agrupamentos de Escolas e CME.

Comemoração do Dia da Árvore (21 de março) em articulação com o Pelouro do Ambiente.

Histórias encenadas com base em textos que integram o Plano Nacional de Leitura e as metas a atingir, nos JI e EB1 do concelho, durante todo o ano letivo.

Comemoração do Dia da Criança.

Visita à Aldeia Natal na Diverlanhoso – para todos os alunos crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade no Concelho.

Com esta política sócio escolar diversificada e diferenciada pretende-se corresponder às legítimas ambições dos Povoenses que através da educação e formação procuram crescer e desenvolver quer na esfera individual como coletiva. Os diferentes mecanismos instituídos resultam de uma política Social coesa e agregadora através da articulação global de objetivos do executivo atual.

 

Atualizado em: 03 de dezembro de 2014

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia