Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

desporto

Iniciativas

Versão para impressão PDF

A globalização e a sociedade da informação têm incutido grandes e rápidas transformações nas sociedades, nas estruturas políticas, nas estruturas sociais e cívicas e nas estruturas económicas. Estas mutações geram, consequentemente, alterações no segmento juvenil que assume, cada vez mais, um papel de transformação social.

O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Espaço Jovem, lado a lado com o Conselho Municipal de Juventude, o movimento associativo e outro tipo de instituições de relevante interesse no âmbito Juvenil propõe-se a redesenhar uma nova política de juventude, tendo como eixo prioritário uma maior proximidade e adequação das suas linhas de atuação e intervenção àquilo que são as necessidades e expectativas reais das camadas mais jovens da população Povoense.

É com esta certeza que existem programas setoriais, seguindo uma metodologia que promova, acima de tudo, a dinamização do movimento associativo de forma a alcançar de uma política integrada e integradora.

1. Programa “Férias Ativas – Campo de Férias”

Programa a desenvolver para os Jovens, durante os meses de Julho e Agosto com a programação de atividades que abarcam áreas como cultura, ciência, desporto, ambiente, tecnologias, lazer. Este programa será da responsabilidade do Espaço Jovem, com divulgação ao público-alvo atempada. A participação neste programa fica sujeita a pré-inscrição. Número de registo no IPDJ: 116/DRN.

2. Apoio associativo

No Gabinete de Fundos Comunitários. Divulgação junto das associações dos projetos disponíveis e passíveis de candidatura, bem como auxílio na execução das mesmas.

3. Programa de sensibilização e conservação da natureza

Centro Ambiental de Calvos – iniciativas promovidas pela autarquia, ao longo de todo o ano, alvo de divulgação periódica com objetivos de sensibilização para questões ambientais e de conservação da natureza. Através de contacto direto com o Centro Ambiental de Calvos, os jovens poderão contactar com as diversas atividades e projetos desenvolvidos naquele espaço, nomeadamente ao nível da Agenda 21 Local.

4. PAAC

Atribuição de bolsas de estudo; prémios de mérito escolar; apoio socioeconómico através do Banco de Voluntariado; encaminhamento para apoios especializados; ação social escolar através da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social.

5. Espaço Jovem

Espaço por excelência dedicado aos mais jovens, através da prestação de informação específica a eles destinada e da promoção de atividades complementares do seu interesse, como realização de workshops, debates, palestras, colóquios, visitas, etc.

6. Informação aos Jovens

Informação sobre emprego/desemprego, empreendedorismo (Fundo Mais Póvoa; FINICIA) e promoção de ações de sensibilização e esclarecimento – conferências, debates, colóquios, seminários, promoção de visitas guiadas a instituições públicas, combate ao abandono escolar, etc. (GIP; Gabinete de Ação Social; Gabinete de Fundos Comunitários).

7. Semanas Temáticas para a Juventude

Realização de Semanas Temáticas, durante o ano, sobre temáticas especialmente direcionadas aos jovens Povoenses. Podemos aqui destacar a Semana do Emprego e Formação Profissional, desenvolvida em parceria com a EPAVE, a Semana da Educação, desenvolvida em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas; a Semana da Criança e Ambiente, também desenvolvida em parceria com os Agrupamentos de Escolas; e a Semana da Juventude, cujo programa é definido com o estreito envolvimento do Conselho Municipal da Juventude e desenvolvido em parceria com o movimento associativo (formal e não formal) concelhio.

8. Antena de Informação Europeia

Localizada no Espaço Jovem e inaugurada em 2014, resulta de um protocolo estabelecido entre o Município e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), através do projeto CIED (Centro de Informação Europe Direct) de Barcelos.

O propósito da Antena consiste em proporcionar aos cidadãos um conhecimento fundamentado sobre os valores, políticas, instituições e programas da UE, de modo a permitir uma cidadania europeia mais ativa e participativa e também um melhor aproveitamento das múltiplas oportunidades geradas.  Assegura, neste contexto, a informação, promove o conhecimento e estimula a participação do cidadão no processo de construção da União Europeia.

Atualizado em: 14 de novembro de 2014

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia