Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

Projetos

Versão para impressão PDF
 ficha projeto redes pedonais 2.fw

Projeto:Requalificação de redes pedonais na vila da Póvoa de Lanhoso

No âmbito do aviso para apresentação de candidaturas n.º NORTE-06-2016-15 – Mobilidade Urbana Sustentável, foi apresentada e aprovada a candidatura do Município da Póvoa de Lanhoso relativa à Requalificação de redes pedonais na vila da Póvoa de Lanhoso.Este é um projeto que decorre de um exercício de planeamento preliminar – o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Comunidade Intermunicipal do Ave, candidatado e aprovado ao abrigo do aviso n.º NORTE-06-2015-09.

Mais informação aqui.

 pontido

Projeto: Reabilitação do Pontido – Fase 1

A contextualiza-se na PI 6.5 (6e) - Adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído, do Objetivo Temático 6 - Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos, do Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020. A tipologia de intervenção é de “Reabilitação urbana” cujo objetivo específico é “Promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística dos centros urbanos de nível hierárquico superior enquanto fator de estruturação territorial, de bem-estar social e de competitividade regional”.

A presente operação tem enquadramento na tipologia b): “Reabilitação do espaço público, desde que associada a ações de reabilitação do conjunto do edificado envolvente em curso ou concluídas há 5 anos ou menos, podendo envolver a demolição de edifícios para a criação de espaço público e a recuperação e expansão de infraestruturas verdes” e é constituída por uma intervenção de natureza infraestrutural que tem por objeto o terreno sito no topónimo Pontido e um espaço a sul deste, junto à Rua Maria da Fonte.

 

 camara proj

Projeto: Reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho

A operação contextualiza-se na PI 6.5 (6e) - Adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído, do Objetivo Temático 6 - Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos, do Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020. A tipologia de intervenção é de “Reabilitação urbana” cujo objetivo específico é “Promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística dos centros urbanos de nível hierárquico superior enquanto fator de estruturação territorial, de bem-estar social e de competitividade regional”.

A presente operação tem enquadramento na tipologia a): “Reabilitação (…) de edifícios, nomeadamente destinados (…) a serviços públicos (…), com idade superior a 30 anos (…)” e é constituída por uma intervenção de natureza infraestrutural que tem por objeto o edifício dos Paços do Concelho onde funcionam os serviços nevrálgicos do Município da Póvoa de Lanhoso.

Este é um investimento identificado no eixo 2 Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da Póvoa de Lanhoso, que incide em edifícios públicos e património edificado de elevado valor simbólico e histórico.

 praca

Projeto: Requalificação da Praça Eng.º Armando Rodrigues e envolvente

A operação contextualiza-se na PI 6.5 (6e) - A adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído, do Objetivo Temático 6 - Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos, do Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020. A tipologia de intervenção é de “Reabilitação urbana” cujo objetivo específico é “Promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística dos centros urbanos de nível hierárquico superior enquanto fator de estruturação territorial, de bem-estar social e de competitividade regional”.

A presente operação tem enquadramento na tipologia b): “Reabilitação do espaço público, desde que associada a ações de reabilitação do conjunto do edificado envolvente em curso ou concluídas há 5 anos ou menos, podendo envolver a demolição de edifícios para a criação de espaço público e a recuperação e expansão de infraestruturas verdes” e é constituída por uma intervenção de natureza infraestrutural que tem por objeto a Praça Engenheiro Armando Rodrigues e envolvente (Rua D. Elvira Câmara Lopes e Largo Barbosa e Castro).

 largos Projeto: Reformulação dos Largos do Amparo e da Alegria

A operação contextualiza-se na PI 6.5 (6e) - A adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído, do Objetivo Temático 6 - Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos, do Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020. A tipologia de intervenção é de “Reabilitação urbana” cujo objetivo específico é “Promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística dos centros urbanos de nível hierárquico superior enquanto fator de estruturação territorial, de bem-estar social e de competitividade regional”.

A presente operação tem enquadramento na tipologia b): “Reabilitação do espaço público, desde que associada a ações de reabilitação do conjunto do edificado envolvente em curso ou concluídas há 5 anos ou menos, podendo envolver a demolição de edifícios para a criação de espaço público e a recuperação e expansão de infraestruturas verdes” e é constituída por uma intervenção de natureza infraestrutural que tem por objeto os largos do Amparo e da Alegria e a rua dos Osórios, artéria que os liga.

proj web

Projeto: Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas de AA e SAR no Município de Póvoa de Lanhoso - POSEUR-03-2012-FC-000105

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso viu aprovada a candidatura que submeteu ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos [POSEUR] para a elaboração do cadastro das infraestruturas de abastecimento de água[AA] e de saneamento de águas residuais [SAR] existentes no Concelho, para o integrar no Sistema de Informação Geográfica [SIG] Municipal.

Mais informação

 serzedelo

Projeto: Fecho das redes de SAR - subsistema de Serzedelo - Município da Póvoa de Lanhoso

Esta é uma operação infraestrutural que visa o fecho da rede de SAR na freguesia de Santo Emilião dando assim resposta a uma necessidade premente de dar o destino adequado às efluentes dessas populações. São intervenções que urge realizar para dar resposta aos objetivos fixados no PGBH do Cávado, Ave e Leça no que à melhoria da qualidade das massas de água diz respeito.

Mais informação.

 ave

Projeto: Fecho das redes de SAR na bacia do Ave - Município da Póvoa de Lanhoso

Esta é uma operação infraestrutural que visa o fecho de redes de SAR nas freguesias alvo desta operação dando assim resposta a uma necessidade premente de dar o destino adequado às efluentes dessas populações. São intervenções que urge realizar para dar resposta aos objectivos fixados no PGBH do Cávado, Ave e Leça no que à melhoria da qualidade das massas de água diz respeito. 

Mais informação.
 rabagao

Projeto: Fecho de redes de AA - Subsistema do Rabagão

Esta é uma operação eminentemente infraestrutural que visa o fecho da rede de AA na Freguesia de Serzedelo. Trata-se de uma freguesia que ainda não dispõe de rede pública de abastecimento e que por esse motivo tem ainda como principal fonte de água captações individuais. Fruto dessa realidade é impossível à EG em baixa garantir a qualidade da água distribuída sendo portanto efectivo o risco de incidentes. 

Mais informação.
 andorinhas Projeto: Fecho de redes de AA - Subsistema das Andorinhas

É uma operação infraestrutural que visa o fecho das redes de AA nas freguesias de S. João de Rei, Geraz do Minho, Rendufinho, das uniões de freguesias de Esperança e Brunhais e de Fontarcada e Oliveira, freguesias que ainda não dispõem de rede de AA. Têm por isso como principal fonte de água captações individuais. É portanto impossível à EG em baixa garantir a qualidade da água distribuída sendo portanto efectivo o risco de incidentes. 

Mais informação.
 agere Projeto: Fecho de redes de AA - Subsistema AGERE/Ponte do Bico

Esta é uma operação infraestrutural que visa o fecho das redes de AA nas freguesias de Covelas e de Ferreiros. Trata-se de duas freguesias que ainda não dispõem de rede pública de abastecimento e que por esse motivo têm ainda como principal fonte de água captações individuais. Fruto dessa realidade é impossível à EG em baixa garantir a qualidade da água distribuída sendo portanto efectivo o risco de incidentes, como o de Abril de 2016 em Covelas. 

Mais informação.

 portugal 2020 Projeto: PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local

Mais informação.

 Eng. Armando rodrigues

Projeto: Praça Eng.º Armando Rodrigues

Esta intervenção infraestrutural numa área de 8.380m2 correspondente à Pr. Eng.º Armando Rodrigues e à sua envolvente é constituída por trabalhos de: pavimentação nos arruamentos e passeios, paisagismo e rega; rede de iluminação; ITUR; rede de águas pluviais; construção de um passadiço e dum palco; e mobiliário urbano. Esta operação pretende estabelecer uma dinâmica de uso que, integrada com a envolvente, torne a sua frequência atrativa.

Mais informação.

 Rua da Misericórdia

Projeto: Requalificação de redes pedonais na vila da Póvoa de Lanhoso

Esta é uma operação constituída por ações infraestruturais de correção e mitigação das vias pedonais estruturantes existentes na vila da Póvoa de Lanhoso. Estas intervenções de construção civil visam possibilitar a transferência modal do transporte individual, para um modo suave, o pedonal, e, por essa via, contribuir para a redução de emissões de GEE, de acordo com as metas definidas no PAMUS Ave e no NORTE 2020.

Mais informação.

 Pontido

Projeto: Reabilitação do Pontido - Fase 1

Esta intervenção eminentemente infraestrutural numa área de 15.518,40m2 no topónimo Pontido é constituída por trabalhos de paisagismo e rega; rede de iluminação elétrica; ITUR; rede de abastecimento de água e águas residuais; arruamentos e muro; ramada e pérgula; parque infantil e mobiliário urbano. Esta operação pretende estabelecer uma dinâmica de uso que, além da sua integração com a envolvente, torne a sua frequência atrativa.

Mais informação.

cmpl 1

Projeto: Reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho

Trata-se duma operação infraestrutural cujo objeto é o Edifício dos Paços do Concelho e que objetiva corrigir um conjunto diversificado de patologias existentes ao nível da cobertura, fachadas e vãos exteriores que, para além dos problemas que per se provocam, contribuem para que o edifício seja negativamente impactante em termos visuais no conjunto urbano onde se insere.

Mais informação

Centro Interpretativo da Maria da Fonte

Projeto: Centro Interpretativo da Maria da Fonte

A Póvoa de Lanhoso está associada, tanto a nível histórico como bibliográfico, à “Terra da Maria da Fonte”, pelo que o município pretende consolidar uma imagem irreversível desse ícone da história de Portugal, que importa salvaguardar, assumir e rentabilizar cultural e turisticamente.

Mais informação

Piscina Municipal Coberta da Póvoa de Lanhoso Projeto: Promoção da Eficiência Energético-Ambiental na Piscina Municipal Coberta da Póvoa de Lanhoso

A racionalização dos consumos energéticos é uma questão cada vez mais premente. Para além da importância que a racionalização tem em termos financeiros, também tem efeitos ambientais que importa não descurar

Mais informação

fio_de_ouro

Projeto: “Por um fio de Ouro“: Valorização económica, patrimonial e cultural da arte e da ourivesaria em filigrana da Póvoa de Lanhoso.

Trata-se de uma iniciativa de desenvolvimento local baseada na valorização dos principais recursos endógenos: a filigrana como figura de proa aliada a outros recursos como a natureza, a história, o património, a gastronomia, etc.

Mais informação

Atualizada em: 03 de fevereiro de 2017

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia