Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

ambiente
Versão para impressão PDF

Centro Ambiental - Projectos

Póvoa Protegida

Póvoa Protegida foi um concurso que se realizou a nível municipal em 2005/2006, destinando-se à recolha e seleção de propostas de ideias com vista à criação de uma Mascote para o projeto ambiental lançado pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso denominado “PÓVOA PROTEGIDA”.
A mascote foi escolhida entre vários participantes, foram estampadas t-shirts com esta imagem e que ainda hoje são utilizadas em inúmeras situações e dimensões em iniciativas de educação e sensibilização ambiental desenvolvidas pelo Centro Ambiental da Póvoa de Lanhoso.

povoa_protegida

 

 

 

Biologic@

O “Biologic@ - Uma perspectiva bioeconómica do Futuro” - foi um projecto Interreg III C Sul liderado pela Câmara da Póvoa de Lanhoso entre 2005 e 2007 e que teve por parceiros instituições públicas de Itália, Irlanda, Canárias e Suíça. O Biologic@ permitiu a implementação de uma nova estratégia de desenvolvimento rural, suportada no desenvolvimento da agricultura biológica e de outras atividades económicas respeitadoras do ambiente. Iniciado em 2005, com uma duração de 27 meses, foi o início de uma mudança na estratégia de desenvolvimento local com resultados muito positivos.

biologica

Ver objectivos do projecto (87.0 KB pdf)

 
Cédula da árvore

O Projeto da cédula da Árvore foi realizado em 2007 no âmbito de um projeto de Educação Ambiental de Arborização das Vias Rodoviárias do Concelho da Póvoa de Lanhoso. Este projeto, pretendeu dar a conhecer a importância da árvore num contexto de desenvolvimento sustentável.
Esta Cédula, foi distribuída aos alunos do ensino básico de todas as escolas do Concelho. Com esta Cédula, cada criança apadrinha um exemplar e fica responsável por registar naquele livrinho todas as informações relevantes do seu ciclo de vida. Trata-se de uma maneira de responsabilizar os mais novos de uma forma ativa na preservação da floresta e de criar laços afetivos com as árvores. Assim as nossas crianças terão a oportunidade de contribuir com este pequeno passo, para caminharmos para um Concelho mais saudável e com mais qualidade de vida, rumando assim para a Sustentabilidade.

cedula

 

Projeto das Hortas Sociais Biológicas

As Hortas Sociais do Município da Póvoa de Lanhoso começaram a funcionar em Maio de 2010. Para dar início a este novo projeto foi essencial criar um programa de serviço comunitário, para potenciar a mão-de-obra voluntária numa ótica de integração dos beneficiários carenciados do concelho. Trata-se assim, de uma ocupação não remunerada, mas vista como uma contrapartida relativamente ao apoio que usufruem.

Este projeto tem permitido uma valorização de diferentes recursos, a terra (propriedade do Município), os equipamentos, a mão-de-obra e incute a responsabilização social e comunitária dos beneficiários. Para além disso, têm trazido diversos benefícios ao nível ambiental, social e económico para o próprio município e para os beneficiários integrados neste projeto. Este projeto reflete a responsabilidade partilhada entre vários serviços municipais. Nas hortas, a gestão técnico do gabinete de apoio ao bioagricultor, no apoio e encaminhamento de beneficiários, os serviços de ação social e na contribuição para a manutenção diária das hortas, os próprios beneficiários.

Para a produção dos produtos hortícolas em Calvos são utilizadas técnicas de agricultura biológica, sendo as hortas certificadas em conformidade há 9 anos (PT / AB 04).

hortas

 

 

 

Atualizado em: 11 de setembro de 2015

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia