Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

apav2

cpcj3

logo atpl

ambiente
Versão para impressão PDF

Centro Ambiental - Objectivos

O Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC), tem como um dos seus objetivos a educação e a sensibilização ambiental, pretendendo encaminhar os cidadãos para uma utilização mais responsável e eficiente dos recursos naturais. É um espaço dedicado a atividades para todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos.

O Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC), é utilizado para divulgar o “Observatório do Carvalho de Calvos”, uma vez que é a génese da aquisição dos terrenos por parte da autarquia onde foi construído o edifício para servir de centro de interpretação e divulgação do Carvalho Alvarinho aqui classificado e que é o mais antigo da Península Ibérica. Este centro é também um importante polo da Educação e Sensibilização Ambiental que tem como objetivo informar e esclarecer as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, procurando transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores naturais.

O CICC também é um impulsionador da Bioeconomia depois do projeto Biologic@, sendo também um dos pilares de desenvolvimento da Agricultura Biológica no concelho. Neste contexto existem atividades temáticas, tais como a visita às culturas biológicas presentes no espaço exterior, como as hortas, as árvores de fruto e as plantas aromáticas e medicinais entre outras.

São realizadas visitas ao património natural presente no espaço, como o Carvalho de Calvos e a todo parque envolvente, são realizadas atividades de cariz técnico, de cariz pedagógico e recreativo. A sensibilização é por isso uma componente fundamental no CICC para a reflexão de um modelo de sociedade mais sustentável, indispensável para se exercer uma cidadania plena, visando a preservação do meio ambiente e dos valores naturais.

 

Atualizado em: 14 de setembrode 2015

© 2014 - Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso - Todos os direitos reservados - Política de privacidade
Desenvolvimento a cargo de: Bsolus - Business Solutions, Lda

Vale do Ave

Operação Norte

POS Conhecimento

União Europeia