Serviço para a Promoção da Igualdade de Género

O Serviço para a Promoção da Igualdade de Género (SIGO) é um serviço de atendimento, acompanhamento, encaminhamento e informação às vítimas de violência doméstica e de género.

Encontra-se ao dispor de homens e de mulheres residentes no concelho da Póvoa de Lanhoso, sendo o atendimento, individualizado e sigiloso, efetuado na Rua 25 de Abril, na Vila, junto ao pavilhão gimnodesportivo e ao Banco de Voluntariado.

É um serviço que, quando surgiu, em 2010, foi pioneiro no país, devido às suas características e recursos, tendo sido um exemplo no estrangeiro, onde foi replicado.

Como surgiu o SIGO

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso após ter sido informada por entidades com intervenção na área que no Concelho estava em falta um serviço especifico de apoio a vítimas do crime de violência doméstica, procedeu a um trabalho de investigação com o propósito de averiguar de que forma poderia auxiliar as vítimas e os casais bem como os/as filhos/as que se encontram em contato direto com a violência conjugal; e quais as respostas e os serviços que poderão minimizar a situação bem como as suas consequências. Apesar de o serviço se focar essencialmente na violência doméstica ao nível conjugal, não estão excluídos os serviços a prestar e as respostas a serem dadas a quaisquer outros elementos da família, independentemente da situação, género, orientação, parentesco, raça, etnia, idade ou credo.

Apoios e Parcerias

O apoio é prestado em diversas dimensões, nomeadamente ao nível económico, social, alimentar, de vestuário, informação jurídica e legislativa, apoio e acompanhamento psicológico e ainda, pontualmente, ao nível da mediação familiar.

O SIGO conta com um leque de entidades parceiras (nacionais, regionais e essencialmente, locais) que dão o seu próprio contributo e que tornam possível colmatar as necessidades sentidas até ao momento. Este serviço, devido às suas características inovadoras e únicas no momento em que foi lançado, serviu de exemplo ao nível nacional, mas também no estrangeiro, nomeadamente em Espanha. É um serviço abrangente, todavia, devido às parcerias criadas é desenvolvido sem custos acrescidos para a Autarquia e para as próprias entidades parceiras, tendo sido também por esse motivo merecedor de reconhecimento público.

Porque cada caso é único e tem contornos e especificidades igualmente impares, é feita uma avaliação pessoal e de risco e, após isso, a pessoa é encaminhada para a(s) respostas que, em cada caso especifico, lhe é mais favorável e adequada à sua situação e necessidade.

A violência doméstica e de género continua a ser encarada pela Organização Mundial de saúde como uma epidemia e um problema de saúde pública (OMS: 2010).

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso continua, desta forma, empenhada na resolução de problemas dos seus cidadãos e cidadãs, promovendo a melhoria das suas condições de vida e na promoção da igualdade enquanto direito de uma verdadeira cidadania, caminha em prol de um Concelho mais justo e solidário

Horário de atendimento do SIGO:
Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 18h00

Linha de atendimento:
Número concelhio de atendimento permanente à vítima de Violência Doméstica: Segunda a Domingo, todos os dias do ano, 24 horas - 961 586 244.

Promoção da igualdade – Direitos da/o cidadã/o - Legislação (658 Kb pdf)

Suportes Gráficos (3.5 Mb pdf)

Guião para o combate à violência doméstica (1.4 Mb pdf)

Guião para a promoção da linguagem inclusiva (1.5 Mb pdf)