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 Loja Social


Objetivos

  • Apresentar-se como um recurso complementar às intervenções de carácter social, dirigidas a agregados carenciados do concelho;
  • Suprir necessidades imediatas desses agregados, mediante a recolha de diferentes géneros, nomeadamente alimentos, vestuário, mobiliário e eletrodomésticos doados por particulares e/ou empresas;
  • Potenciar a responsabilidade cívica e comunitária das pessoas beneficiadas, mediante o compromisso assumido das mesmas para a integração em programas de serviço comunitário em entidades e projetos concelhios.
  • Por indicação dos técnicos com competências e responsabilidade na intervenção social, num processo de articulação com a Loja Social;
  • Por solicitação direta no Banco de Voluntariado e mediante marcação prévia, a qual pode carecer de confirmação posterior da situação de carência.
      

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Procedimentos/metodologias

Estes desenvolvem-se de forma a garantir a ajuda necessária, apelando à co-responsabilização de quem dela beneficia, tentando assim contribuir para o incremento de uma atitude mais participativa na resolução dos problemas.

Os procedimentos metodológicos desenvolvem-se em dois momentos:


Ao nível do acesso direto aos géneros

Deverá acontecer diretamente nas instalações da Loja Social/Banco de voluntariado, pressupondo um atendimento personalizado e possibilitando às pessoas o levantamento de vestuário e de géneros alimentares. No caso do mobiliário e eletrodomésticos, o Banco de Voluntariado assegura o seu transporte, potenciando a colaboração dos beneficiários no mesmo, desde que manifestem condições físicas e/ou recursos de apoio para o efeito.


Ao nível da responsabilização cívica e comunitária dos beneficiários

A Loja Social deverá, no seguimento da sua intervenção, articular com diferentes entidades concelhias de carácter social e comunitário, no sentido de permitir a integração dos beneficiários em programas de serviço comunitário, ajustados ao seu perfil e disponibilidade.

Garante-se assim o pressuposto de uma responsável contrapartida social, promovendo a “troca” e não a dádiva.


Donativos à Loja Social

Para efetuar donativos, os interessados deverão contactar o Banco de Voluntariado, situado no Edifício do Pavilhão 25 de Abril, na Avenida 25 de Abril (Vila da Póvoa de Lanhoso) ou diretamente a Loja Social na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro (Vila da Póvoa de Lanhoso).

Para além da sua missão, que consiste em apoiar a população do concelho da Póvoa de Lanhoso nas suas necessidades essenciais, a Loja Social apresenta-se disponível para participar em outras iniciativas realizadas no concelho.

A sua participação no mercado da terra permite proporcionar à comunidade em geral o acesso aos bens existentes e disponíveis a preços simbólicos.


Horário de Funcionamento

A Loja Social funciona de segunda a sexta-feira, em espaço aberto ao público, mediante solicitação/encaminhamento prévios, entre as 9h00 e as 18h00.  


Horário de Atendimento

De segunda a sexta das 14h00 às 17h30
À quinta-feira das 9h00 às 12h30h e das 14h00 às 17h30


Contactos

Responsável: João Paulo Fernandes
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Telef: 253 639 700 (ext. 160) e 253 639 794


Atualizado em: 29 de maio de 2014

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